sábado, 25 de outubro de 2008

Encerramento perfeito

Dia 24/10 foi marcado pelo encerramento do ciclo de palestras da V Semana de Comunicação 2008, Universidade Candido Mendes, campus Niterói. Com a presença de comunicadores que usam o humor como meio de transmitir informações ao público marcam com inusitadas histórias que marcaram suas carreiras.

André Gasparetti, Maurício Menezes e David Rangel arrancaram gostosas gargalhas, participação dos espectadores presentes, mas falaram também coisas sérias como o início de suas carreiras e as dificuldades de trabalhar e ter credibilidade produzindo humor no rádio.

Agradecemos a todos os envolvidos no evento, aos que produziram, que trabalharam duro para o sucesso do evento e a todas as pessoas que nos prestigiram.

Muito obrigado e até a próxima.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

24/10 - Humor na Comunicação

Para encerrarmos a V Semana de Comunicação, contaremos com a presença de grandes figuras do humor como: Maurício Menezes (Plantão de Notícias), André Gasparetti (Rádio Nativa), Pedro Manso (TV Record) e David Rangel (Rádio Globo).
Apresento-lhes a seguir, breves comentários sobre os respectivos palestrantes.

Maurício Menezes:

Começou sua carreira como repórter da rádio Nacional, passou pela Globo, onde ficou 30 anos, foi repórter do Estado de S. Paulo no Rio, durante 25 anos, assessor de imprensa do Tribunal de Justiça do Rio, do Tribunal Eleitoral e do Flamengo, durante 4 anos. Tem passagens também pela Rádio Haroldo de Andrade e hoje está na Rádio Tupi-AM, onde participa do Programa do Clóvis Monteiro. É diretor da FullTime comunicação, que produz o Plantão.Criou o Plantão de Notícias em 1990 e o levou em seguida para o Teatro, o rádio e a TV. Os amigos garantem que já o viram uma vez de mau humor.
André Gasparetty:

André Gasparetty, conhecido popularmente como André Gasparetty, iniciou sua carreira em 1993 na rádio RPC FM (100,5) com o programa “Perdidos da Madrugada”.
Durante os 15 anos de carreira trabalhou em diversas rádios como: RPC FM, 105 FM De bem com a Vida, Jovem Pan FM, Rio e Brasil, MPB FM, FM O Dia, Tropical FM (104,5), Mania FM, Rádio Cidade FM – Maringá, Tupi AM, Nativa FM.
Hoje apresenta o programa “Escândalo Show”.

Pedro Manso :

Humorista conhecido por imitar celebridades. Inicou sua carreira no teatro, depois foi para o rádio. Na televisão estreou no Plantão de Notícias, exibido na Record Rio e na Band Rio. No rádio participou da Rádio Globo e da Super Rádio Tupi. Ficou conhecido nacionalmente ao participar do quadro Se Vira nos 30, do Domingão do Faustão, da Rede Globo ao imitar o Fausto Silva. Em 2005 foi para a Rede Record, onde participa até hoje do Show do Tom.
David Rangel:

Inicou sua carreira aos 19 anos, em Nova Friburgo , onde era operador de áudio na Rádio Sucesso FM. Nove anos depoi, veio para o Rio de Janeiro e trabalhou em três emissoras do Grupo Associado.
Em dezembro de 2004, ingressou na Globo AM, na qual apresenta dois programas: “Tarde Legal” e “Agito Geral”.

Jornalismo "Ao vivo"

Mais uma vez com casa cheia, os espectadores mostraram- se enpenhados em ouvir com atenção aos palestrantes presentes no evento, que teve como tema o Jornalismo Ao Vivo e a participação especial da jornalista Bette Lucchese (TV Globo).
Foi comentado os imprevistos e os inevitáveis improvisos, que como alunos, podemos registrar e tomar como exemplo caso ocorra algo parecido conosco.
Nos falaram também o quanto trabalhoso é o jornalismo ao vivo, tanto na TV quanto no Rádio, mas também como pode ser proveitoso.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

23/10 Jornalismo “AO VIVO”.

Contaremos com as seguintes presenças:

Robson Aldir

Formado em Jornalismo pela Universidade Gama Filho, começou na Rádio CBN como estagiário em 1991. Logo depois foi efetivado como Repórter. Foi setorista pela Rádio CBN do Palácio Guanabara, da Assembléia Legislativa, e do Fórum do Rio. Acompanhou os seguintes julgamentos entre os anos de 1996/1997: Chacina da Candelária, Chacina de Vigário Geral, Atropelador de Copacabana, caso da Clínica Santa Genoveva, Caso Jaqueline Carr Diniz, e o caso Daniela Pérez. Em maio de 97 foi promovido ao posto de Repórter Especial do Programa Haroldo de Andrade, na Rádio Globo. Desde 2003, é Repórter do Amarelinho da Rádio Globo.

Eduardo Tchao

Formado pela PUC, começou no jornal O Globo na editoria de esportes onde ganhou o prêmio ESSO por equipes com a matéria corrupção no futebol fluminense, já na TV Globo Rio ganhou o prêmio Tim Lopes de Jornalismo com a matéria Nepotismo no Judiciário do Rio.

 Marco Aurélio Lisan

Há 9 anos integra a equipe de jornalismo, do Sistem Globo de Rádio, tendo atuação nas áreas de apresentação, reportagem e edição. Como âncora do noticiário local da CBN 1ª edição, no Rio de Janeiro.

Há 5 anos participa do programa “Salto para o Futuro”, da TVE, como repórter, roteirista e editor de VT.

Fez a cobertura da morte do Papa João Paulo II (2005) e o Golpe de Estado de Hugo Chaves na Venezuela.

Direitos Humanos, Mídia e Violência.

Com a presença de jornalistas que trabalham, ou que já trabalharam com jornalismo investigativo presentes, seria praticamente um crime não comentar o poder da câmera escondida. Nos mostraram quanto é ameassador a quem comete um crime uma máquina fotográfica, filmadora, e a importância do nosso trabalho para asociedade. 
Afirmaram também que em seus 60 anos, os direitos humanos só serviram aos criminosos, e que nunca viram as vítmas serem atendidas pelos memos, e que isso precisa mudar com urgência.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Primeiro dia de palestras.

Um dos repórteres, Rafael Godinho, contribuiu para o blog com um breve resumo sobre o primeiro dia de eventos: 
Além de abrir uma boa discussão sobre cultura no rio e no brasil, teve até discussão política, e além de relatos sobre como os meios de comunicação são manipulados, e o poder das grandes mídias, o monopólio existente, e o impacto distrutivo na sociedade.

22/10 - Publicidade e Marketing de Guerrilha

Para debater o tema do dia receberemos:

Rossana Giesteira 

(Coordenação de Comunicação e Publicidade da VIVO)

Formada em Publicidade e Propaganda pela FACHA, com especialização em Cinema e Televisão pela Fundação Getulio Vargas.Com passagem pelas empresas O Globo , Incentive House e Gillette do Brasil, trabalha há 8 anos na Vivo, há 3 anos coordena a área de comunicação e publicidade , cuidando das praças do Rio de Janeiro,Espírito Santo,Bahia e Sergipe. 

Rômulo Groisman (Agência Biruta)

 É formando em Comunicação Social pela ESPM, com especialização em Marketing Estratégico pela UFF.

Sócio-Diretor Geral da Biruta Mídias Mirabolantes, empresa que atua no mercado de mídias alternativas e ações diferenciadas de comunicação. É professor de Marketing e Gestão, Fundamentos de Marketing e Marketing de Serviços; de Composto Promocional no MBA em Gestão de Clientes; Marketing da Universidade Gama Filho e professor de Comunicação de Marketing no MBA e de Marketing da Universidade de Filosofia de Campos. Ministrou o curso de Criatividade em Mídia na ESPM, a convite do Grupo de Mídia RJ, além de diversas palestras sobre empreendedorismo e nova era da comunicação.



sábado, 18 de outubro de 2008

21/10 - Direitos Humanos, Mídia e Violência

Dia 21/10 contaremos com as seguintes presenças:

Ricardo Rubin (Editor Jornal O Povo)
Começou como estagipário no jornal O Povo trabalhando em cultura geral (cidade). Com seu crescimento dentro do jornal inicio como editor, trabalhou em diversas edições com excessão de cultura e esporte.
Atuou na assessoria de imprensa do grupo de pagode Bom Gosto; da escola de samba Arco-Írirs do Amor; Ivo Pessoa, entre outros.
Hoje é editor chefe de política e editor chefe de uma revista eletrônica.

Marcelo Gazzaneo (Jornal do Brasil)
Formou-se há 16 anos e já passou por veículos como Jornal do Brasil onde trabalha atualmente como sub-editor do caderno Cidade. Também já passou pelo O Dia, A Notícia e TV Record. em 2001, ainda pelo jornal O Dia recebeu o prêmio da Sociedade Interamericana de Prensa (SIP) por um caderno especial sobre impunidade no Brasil.

Eduardo Faustini
É repórter investigativo do Fantsático (TV Globo). Concorreu ao Premio Esso Especial de Telejornalismo. Finalista do I Prêmio de Joralismo Investigativo, concedido pelo Instituto Prensa y Sociedad, com sede em Lima, Perú. 
Vencedor do 9° Prêmio Líbero Badaró.
Sua verdadeira paixão é a quebra de sigilo a serviço do interesse público

Fontes:
www.reporterdecrime.blogger.com.br 
www.www.canaldaimprensa.com.br
www.sergipe.com.br/balaiodenoticias


sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Alfredo Galhões, João Máximo, Milton Temer e a relação entre Comunicação e Cultura

João Máximo

Jornalista veterano em copas do mundo. Dentista de formação pegou gosto pelo jornalismo para juntar dinheiro e abrir um consultório, mas acabou aderindo a profissão.
Escreveu livros sobre as copas do mundo que cobriu e também dedicou- se a música com destaque para a biografia de Noel Rosa, escrita em parceria com Carlos Didier. Ele diz que temos mania de procurar um culpado para nossas derrotas.
João Máximo participará do nosso evento no dia 20/10 com o tema Comunicação e Cultura.

Fonte de pesquisa: www.portalliteral.terra.com.br 

Milton Temer

É um jornalista e político brasileiro com base eleitoral no rio de janeiro, filho da zona norte da cidade, formou- se oficial da Marinha e foi cassado pelo golpe militar de 64. Desde então tornou-se jornalista político, foi correspondente na América Latina e África cobrindo lutas de libertação e rebeliões.
Exilou- se em 1973 na Europa proseguindo como jornalista político independente, em 1978 retornou ao Brasil sendo anistiado em 1985.
Anos mais tarde criou o programa "Hoje já é amanhã", sobre inovações científicas e tecnológicas no canal TVE Brasil.
Foi membro do PT (Partido dos Trabalhadores), pelo qual exerceu mandatos como deputado estadual entre 1980 e 1990, e depois deputado federal, 1995 - 2003, rompeu com o partido em 2003 descordando da política econômica de Lula. 
Em 1990 candidatou- se a senador, e em 2006 a governador do Rio de Janeiro já pelo Partido Socialismo e Liberdade, pelo qual teve grande participação em sua fundação após a saída do PT.

fonte de pequisa: www.wikipedia.org

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

A partir de hoje divulgaremos os perfis dos palestrantes que participarão da V Semana de Comunicação.
Começaremos com Alfredo Galhões, que participará conosco no dia que abrirá nosso ciclo de palestras.

Alfredo Galhões 
 Músico, responsável pelo roteiro musical do Centro Cultural Carioca. 
Pianista do cantor Zeca Pagodinho.
Sua participação ocorrerá dia 20/10 com o tema Comunicação e Cultura.

sábado, 11 de outubro de 2008

20/10 - Comunicação e Cultura

Alfredo Galhões ( Centro Cultural Carioca)

João Máximo ( O Globo)

Milton Temer ( Jornalista TVE e Político)

21/10 - Direitos Humanos, Mídia e Volência

Ricardo Rubin ( Editor Jornal O Povo)

Eduardo Faustini ( TV Globo)

Marcelo Gazzaneo ( Jornal do Brasil)

22/10 - Publicidade e Marketing de Guerrilha

Fernando Gouvea ( Marketing da Vivo)

Rômulo Groisman (Agência Biruta)

23/10 - Jornalismo "Ao vivo"

Robson Aldir ( Repórter Rádio Globo) 

Eduardo Tchao ( TV Globo)

Marco Aurélio Lisan ( Rádio CBN)

Bette Lucchese (TV Globo)

24/10 - Humor na Comunicação

Maurício Menezes ( Plantão de Notícias)

André Gasparetti ( Rádio Nativa)

Pedro Manso ( TV Record)

David Rangel ( Rádio Globo) 



As palestras serão realizadas no Auditório - 10º andar.
Cada dia será contato 5 horas PAC.

Inscrições on- line: www.candidomendes.edu.br/niterói